O dia 18 de Maio leva estudantes e Profissionais de Assistência e Educação as ruas de Tibau ~ News Tibau

Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de maio de 2017

O dia 18 de Maio leva estudantes e Profissionais de Assistência e Educação as ruas de Tibau

A Equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - (CREAS), juntamente com os demais órgãos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Juventude como: CRAS, SCFV e FAMILIA ACOLHEDORA. Em parceria com o COMDICA TIBAU E CONSELHO TUTELAR, como todos os anos, realizam nas escolas e comércios do município, um trabalho de divulgação do "PROJETO 18 DE MAIO", com o objetivo de mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta e proteger nossas crianças e adolescentes. A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil.

Fotos: Diego Costa
A caminhada Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes percorreu as principais ruas da cidade... 
O presidente do COMDICA, o senhor Antonio Fabiano de Oliveira Cavalcante, relatou os casos da menina Araceli. E também de Cinthia Livia, caso este ocorrido em nossa cidade no ano de 2012.
A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O  “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem. 

Diferença entre Abuso e Exploração Sexual

abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa significativamente mais velha e poderosa. As crianças, pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele, e podem ser psicológica ou socialmente dependentes do ofensor. O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual. Já a exploração sexual é quando se paga para ter sexo com a pessoa de idade inferior a 18 anos. As duas situações são crimes de violência sexual.

Denúncias

No Brasil  o “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes. Os dados mostram que, de março de 2003 a março de 2011, o Disque recebeu 52 mil denúncias de violência sexual contra este público, sendo que 80% das vítimas são do sexo feminino.
O Disque 100 funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100.

Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Prefeito de Tibau apoia o projeto Psicomotricidade Relacional

O Prefeito Josinaldo Marcos de Souza acompanhou uma equipe de Tibau em Fortaleza buscando recursos para a ampliação do projeto Psicomotrici...

ANUNCIO

A imagem pode conter: texto

NEWS TIBAU

Minha foto
Tibau, Rio Grande do Norte, Brazil

PREVISÃO DO TEMPO

Promoção!

A imagem pode conter: texto
Tecnologia do Blogger.

Colaboladores


Tradutor

Visualizações

Arquivo do blog